segunda-feira, 29 de abril de 2024

Finanças

Hoje foi o dia em que finalmente consegui ir ás finanças informar do óbito da minha mãe. Temos 90 dias para oficializar esta informação quando há bens. Eu já lá tinha ido, mas não pude fazer nada. O meu irmão sendo o filho mais velho é o chamado cabeça de casal e como está no estrangeiro e agora só pretende vir cá lá para o Verão, foi a uma notaria para fazer uma procuração para que eu pudesse ir ás finanças dentro dos noventa dias, mas disse-lhe a Dr. que não era necessário, como não íamos fazer venda de bens só íamos informar do óbito poderia ser eu de qualquer forma. Primeira coisa foi o saber que só podemos ir ás finanças até ao meio dia e meia pois a tarde é só para marcações, independentemente de as haver ou não, a partir de uma determinada hora não dão mais senhas, portanto atendem por ordem de chegada das nove ao meio dia e meia. Fui um dia ás nove e fui a primeira a ser atendida, tive sorte pelos vistos, mas a senhora que me atendeu "extremamente simpática", só que não, disse que eu nada podia fazer porque não era a cabeça de casal e que mesmo com cópia do cartão de cidadão do meu irmão não o poderia fazer, a não ser que fizesse uma habilitação de herdeiros e dessa forma passasse eu a ser. Achei melhor ir a uma solicitadora para me ajudar, o meu filho já tinha consultado uma aqui na Castanheira, mãe de uma ex-colega de escola, lá fomos. Preços apresentados aconselhou-me a fazer duas habilitações de herdeiros com a herança do meu pai para a minha mãe e agora da minha mãe para nós, eu e irmão. Na sexta feira, dia 26 de Abril fomos fazer a escritura a Vila Franca de Xira porque não quis ir á outra notária cuja informação por algum motivo veio errada.  Hoje cerca de 500 euros depois, lá fui, fui a última senha do dia. As perguntas directas, não há contas bancárias, tem que nos informar o valor das contas á data do óbito, mas eu nem fui ao banco, a conta estava em meu nome e da minha mãe não vi necessidade, ah mas tem de ir, para o banco fechar a conta. E não há mais bens? Carros, etc, não só há o que aí está. Ainda tive de ir a uma papelaria tirar copias, então dizem na televisão que não devemos dar cópias do cartão de cidadão e a Sr. quer cópias? O artigo xptp diz que tem de ser, eu quero lá saber do artigo, não queria era dar-lhe cópia, mas quer ler o artigo? Certo eu vou procurar uma casa de cópias e já volto. Mais três euros depois voltei e fui atendida por outra senhora porque aquela foi almoçar. Tudo entregue e assinado, agora ainda me falta a Conservatória, mas fica para outro dia e não se esqueça de ir ao banco senão paga coima daqui a 60 dias...

Tanta burocracia neste País. e eu com tão pouca paciência, se as pessoas nos falassem com mais gosto, simpatia, talvez para nós também fosse melhor, mas as pessoas estão contrariadas, aborrecidas. Eu era uma simpatia a atender os clientes nos Lusíadas e não me renovaram o contrato...mas referiram a minha simpatia, vá lá. 


Valeu-me a simpatia da Notária, da Solicitadora, enfim das que trabalham por conta própria.
Hoje disseram-me que há dias em que durante a tarde as senhoras das Finanças andam nas lojas ás compras, á vez,  nos muitos dias em que há poucas ou nenhumas marcações.
Voltou a Marina reclamadora...fiquem bem!

2 comentários:

  1. Ah ah ah,gostei da "Marina Reclamadora" Não se compreende as marcações básicas Finanças, 4 anos depois do Covid! O Marques Mendes já falou nisso e a criticar. 500€? Nem se pode morrer. ( desculpe),mas penso que percebe o que quero dizer.

    ResponderEliminar
  2. Percebo, claro, nada disto é fácil , barato e ocupa-nos muito tempo. Obrigada!

    ResponderEliminar

Obrigada pelo comentário😗