terça-feira, 5 de março de 2024

Vida...

Não tenho conseguido vir aqui, de dia sempre ocupada a fazer coisas ou a receber vizinhas que vem ver a mãe e á noite quando ela adormece eu vou também para a cama para descansar o máximo possível.  Mas tudo se alterou este fim de semana, na sexta feira finalmente veio cá o Médico dos cuidados integrados ver a mãe, veio com uma Enfermeira e com a Assistente Social do Centro de Saúde de Alenquer . Analisou a mãe diz que ela precisava de beber muito mais água, mas que até não estava mal, que a expectoração que a mãe tinha seria apenas dos brônquios, mas o que me preocupava e muito eram os delírios constantes e cada vez maiores da mãe, um constante ai, ai, ai dia e noite. Achou que devia ser de um comprimido que ela estava a tomar que era para esse efeito, que a médica do hospital até me tinha mandado dobrar a dose, ele mandou retirar. Assim o fiz. Sábado a mãe até esteve bem, dormiu muito bem e teve um bom dia, mas na noite para domingo foi uma loucura de noite nem eu nem ela pregamos olho e eu já não suportava os gritos dela e os "ais". 

Segunda feira de manhã veio a enfermeira outra vez e mandei falar com o médico porque algo não estava certo, médico mandou retomar o medicamento...mãe aparentemente melhorou, mas começou a ter muita expectoração e não conseguia quase respirar, Foi outra noite dificil a de domingo para segunda, com leite quente para tentar melhorar, porque ela nem queria comer, enfim. Á tarde a respiração dela passou a ser insuportável de ver e ouvir, o diafragma não parava de tanta força fazia para respirar, liguei á enfermeira a pedir oxigênio, diz que não podia ser e que deveria ir imediatamente para o hospital, liguei á saúde 24 que corroboraram e mandaram mensagem para ir para o hospital, chamei os bombeiros e lá fomos na ambulância eu e ela, sempre aos "ais" e a oxigénio. Fiquei á espera dela, sozinha, porque o meu irmão que chegou sexta feira disse que ia ter comigo mas encontrou aqui na rua um cão atropelado  cujo dono disse que não tinha dinheiro para o levar ao veterinário, foi ele com o cão...ás dez e meia da noite fui perguntar pela mãe e disseram-me que estava a oxigénio  e iria fazer muitos exames que o melhor seria virmos para casa e telefonariam de manhã se tivesse alta.

Assim fizemos, mas hoje ás sete da manhã continuava em observações, ao meio dia também, mas ás quatro fazia 24 horas e fui para o Hospital, não fui falar com ninguém , entrei na porta das urgências e pedi ajuda a uma médica que ia a entrar que nada sabia da minha mãe desde o dia anterior e gostava de falar com o médico, lá disse o nome da mãe e ela foi procurar. veio então o médico que disse que tinha acabado de me mandar telefonar pois tinha dado alta á mãe, veio com antibiótico para os pulmões e com o comprimido que a faz descansar a cabeça ( Quetiapina), mas que nos preparássemos pois o estado débil da mãe tem tendência a piorar cada vez mais...

Lá veio com os bombeiros e já está na caminha, bastante calma, mas com muitas mazelas, está tão rouca que mal se percebe...

Entretanto a cama que tinham emprestado á minha mãe, foi precisa, porque a mãe da minha cunhada, dona da cama, caiu em casa e partiu o fémur, tendo sido operada mandaram-na para casa e para se levantar precisou da cama, no sábado já fui comprar uma cama para a mãe, que chega quinta feira, até lá dorme onde eu dormia e eu durmo num colchão no chão do quarto ao lado dela...

É a vida de quem quer ajudar, tentar que se sofra menos, que esteja confortável e mimada pelos seus...

Obrigada a todos os que se preocupam connosco...


Agora já toma de 50 mg e pode tomar dois ou três...

1 comentário:

Obrigada pelo comentário😗