Amigos, estou tão cansada desta correria de hospital...mas o pior é não ver melhoras na mãe e pior é vê-la como que abandonada no hospital, ontem tive um fim de dia terrível. Como consegui trocar de horário de trabalho, assim que saio ás cinco vou de imediato para o Hospital e ontem quando cheguei e vi a minha mãe completamente despida, enrolada no peito com a bata (camisa de dormir do hospital) toda molhada de vomitado, expectoração, e cheia de xixi notava-se o amarelo na cama já seco, a olhar para mim com um olhar de aflição a dizer tenho frio...eu tive vontade de gritar , dirigi-me ao centro onde estão as enfermeiras e pedi para irem ao quarto ver o estado da minha mãe. Vem uma auxiliar a trás de mim a dizer que tinham lá estado há pouco, eu perguntei há pouco a que horas, ´há pouco ao almoço, mas são quase seis horas da tarde o almoço foi há horas...veio também uma enfermeira e começaram a correr a buscar as coisas para a troca de cama e roupa da mãe, nada de a lavar, isso é só uma vez por dia e tá bom. Ainda me responde ah ela faz muito xixi, claro está de dieta liquida e a soro. Desta vez não saí do quarto como habitualmente me pedem para sair, esqueceram-se de me pedir e eu fiquei, quando vi o rabinho da minha mãe em ferida, com uma placa de gel ou qualquer outra coisa, perguntei, há quanto tempo a minha mãe está assim e ninguém me disse nada? Ah isto é normal...entrei em desespero. Fui marcar para falar com médico hoje, fiz todas as queixas que tinha para fazer de coisas que não concordava á enfermeira, que já tinha visto mudar a fralda á minha mãe e nem toalhetes ou pano molhado a limpar a minha mãe, numa fralda com sangue após ter sido algaliada, que desde que está no hospital , um mês, tomou um banho de chuveiro quando tem cadeiras próprias e uma casa de banho super preparada no quarto. Enfim saí de lá depois das oito, porque pedi para lhe dar o jantar, por mim teria dormido lá...
Que noite tive...
Hoje ás onze estava no hospital, tinha médico, enfermeira com cadeira preparada para o banho e a nutricionista do hospital para falar sobre a comida.
Mas o médico que lá foi, apesar de ser da equipa que a operou, foi o médico que a recebeu no dia em que ficou internada, aconselhou-me a falar com a Dr. Margarida que estaria amanhã. Mas mudaram finalmente a dieta liquida para dieta mole, o que inclui papa e purés de frutas. Isto porque a minha mãe estava a comer há imenso tempo gelatina quatro vezes ao dia e já não o suportava. Ou seja a tomar medicação contra enjoos e a comer gelatina que só de olhar já lhe dava vómitos...pobre mãe.
Diz que as análises estão melhores, que lhe vão dar medicação para a expectoração finalmente.
Á tarde voltei e achei-a melhor mas estava molhada outra vez, diz que tinha sido há pouco...deixem-lhe um resguardo, ou vão ao quarto de hora a hora e não, não fechem a porta do quarto...Consegui dar-lhe um pouco de papa do lanche, que já lá estava porque ela disse que não queria, claro, ela tem pavor de vomitar e está a ganhar medo de comer. E bebeu um iogurte proteico de capuccino que lhe soube bem.
Hoje teve muitas visitas, eu o meu irmão, o meu filho e uma amiga, a D. Teresa.
Amanhã lá estarei ás onze para falar com Dr. Margarida. Só lhe quero pedir para não se esquecerem da mãe...
A todos os que me ligam diariamente, me mandam mensagens, obrigada a todos, sei com quem posso contar.
Estou chocada... Embora tenha noção que, infelizmente, esta é a realidade pura e dura dos hospitais portugueses há já muitos anos :(
ResponderEliminarEspero que a mãe melhore e saia do hospital o mais depressa possível.
Um beijinho e coragem!