sexta-feira, 22 de dezembro de 2023

Dias difíceis

 Não tenho conseguido vir aqui, não vos vou dizer que foi falta de tempo, porque tive dias de me deitar ás nove e meia da noite, simplesmente porque não tenho tido vontade...

A mãe continua internada no Hospital de Vila Franca de Xira, não vos posso dizer que está melhor, porque não está. Já esteve melhor, já esteve pior, está a dieta liquida, depois está a soro porque vomitou, depois volta a dieta liquida. Ontem de manhã a mãe estava tão melhor, tinha tomado banho de chuveiro,  porque quase há um mês a tomar banho de cama, não é fácil, estava sentada no cadeirão mas só me pedia para ir para a cama, começou a vomitar uma água, ácidos do estomago diz a médica, lá chamei uma empregada para me ajudar a colocá-la na cama, ficou a dormir. Falei com a médica que me disse que se ela continuasse assim a melhorar ainda a mandava passar o Natal em casa. Mas á tarde voltei  e a mãe estava outra vez entubada com sonda nasogástrica, fui pedir para falar com a médica, a enfermeira responsável pela mãe disse-me que a mãe não estava bem e que seria melhor chamar a médica para falar comigo, que a mãe tinha feito uma TAC e que não estava muito bem o estomago. Veio a médica que vinha zangada porque não faziam o que ela mandava e que claro que o estomago da mãe não estava bem, porque agora estava no sitio dele e havia um buraco no sitio onde antes estava, mas que deviam ter falado com ela, quem a tinha mandado entubar porque aqueles líquidos são para ou serem absorvidos pelo organismo ou serem expulsos por ela , estava tudo normal. Diz a enfermeira que foi a médica de serviço e que a tinha posto outra vez a soro. A única coisa que eu e o meu irmão perguntámos foi afinal quem manda aqui? Ninguém sabe o que faz...

A médica disse que ia juntar a equipa e verificar o melhor a fazer.

Hoje de manhã fui pedir para falar com a médica e a secretária nem queria chamar a médica porque não posso todos os dias pedir explicações aos médicos? como assim depois dos disparates do dia anterior?

Lá me mandaram para o quarto da mãe aguardar, veio outra médica, da equipa da que operou a mãe, explicar que ainda não tinham tomado decisões, que era cedo, e que conforme o dia de hoje resolveriam. A enfermeira estava a cuidar da mãe com uma auxiliar e pediu-me para esperar,  quando vi a mãe estava ainda entubada, com paracetamol na veia porque tinha tido febre, cansada e a pedir-me para eu vir embora que ela queria dormir, que nunca tinha feito mal a ninguém e cada vez se sentia pior, porquê, porquê... Vim embora a chorar... Voltei ás quatro horas. Mãe sem comer ainda, não estava a soro, pediu-me comida, água, só pode molhar os lábios e fui outra vez á enfermeira que me diz que a mãe vai retomar a dieta liquida ao lanche gelatina e chá...deixam o tabuleiro em cima da mesa de cabeceira e vão dar os outros tabuleiros depois quando os recolhem é que dão o lanche a quem não comeu sozinha, o meu irmão deu-lhe a gelatina, mas o chá,  a mãe não gosta...mãe ficou novamente a dormir porque está muito fraca.

Eu já não sei o que pensar nem o que pedir a Deus...só peço menos sofrimento para a mãe ...

Aqui parecia tão bem, mas em meia hora desesperou para ir para a cama...
Não sei o que fazer...

4 comentários:

  1. Nem imagino como estará a ser difícil.
    Força e Muita Coragem.

    ResponderEliminar
  2. Espero que logo, logo, ela melhore e possa regressar a casa para viver convosco muitos dias felizes. Bom Natal, muita força, muita sorte e um beijinho

    ResponderEliminar
  3. Espero que a sua mãe esteja melhor. Dentro do possível, Boas Festas.

    ResponderEliminar

Obrigada pelo comentário😗