sexta-feira, 19 de agosto de 2022

Pois...

 Estas coisas dão-nos sempre alguma tristeza, só hoje o corpo da vizinha saiu do hospital  e amanhã de manhã é o funeral, eu vou á igreja bem cedo amanhã, já encomendei um bom raminho de flores que lá vão levar amanhã, combinei com a minha comadre/vizinha do lado, vamos as duas.

Talvez por isso ontem bateu a saudade da mãe e  liguei-lhe pois a irmã dela fazia 87 anos, a irmã que praticamente a criou, uma vez que a mãe delas morreu tinha a minha mãe dois anos, a minha tia já tinha  11, com mais três irmãos, era muita pobreza, viviam numa casa de uma só assoalhada e o meu avô trabalhava no campo. A minha mãe não foi á escola, nem foi registada, quando foi descoberta pelas autoridades, o meu avô pagou uma multa, teve de registar a minha mãe e ela lá foi á escola dois meses até fazer 13 anos. Depois foi servir para Lisboa, para casa de uma família rica, onde era empregada. vidas nada fáceis que todos nós já ouvimos falar, mas eu pela minha própria mãe.  Aos 17 enamorou-se (como ela diz) pelo meu pai, que tinha mais nove anos que ela e juntaram-se, a minha avó paterna é que ajudou a minha mãe em tudo na vida, aos 18 anos foi mãe do meu irmão e seis anos depois nasci eu.

A minha tia também casou jovem e teve três filhos, duas raparigas e um rapaz, que agora mal visita a mãe porque diz que ela foi muito má para ele, quando era jovem, que lhe bateu muito...antigamente era assim, mas como costumo dizer eles faziam o que achavam que era correcto. Tive outra tia que já faleceu há alguns anos, a  tia Gertrudes, eu gostava muito dela, tenho saudades dela...Tenho ainda um tio que está num lar, o outro também já faleceu. Portanto combinei com a mãe ela levar umas flores do quintal e ás cinco eu iria buscá-la e íamos ver a tia Maria, assim foi e soube-me tão bem!!!

A minha tia está muito surda, a minha mãe também está a ficar, deve ser hereditário, só me falta mais essa herança.... Mas ainda me ri bastante com a minha tia, aos 87 ainda tem um humor diferente.



Até a minha mãe está sempre a rir com ela...Para a semana vou lá voltar porque vamos ver o genro dela, marido da minha prima que fez um transplante de fígado, vamos dar um apoio de fé!
Pudera eu conservar toda a gente que gosto, vivíamos todos até á mesma altura.
Bom fim de semana a todos eu vou deitar, estou cansadita!


Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pelo comentário😗