domingo, 31 de março de 2024

Domingo de Páscoa

 Se antigamente já não era dos meus dias preferidos, este ano foi ainda pior. Ando muito triste, choro por tudo e por nada, agarro o telefone para telefonar á mãe imensas vezes, porque estar na minha casa e ligar á mãe era tão frequente que não perdi o hábito. As minhas cunhadas e sogro fizeram almoço de família e convidaram-nos para irmos lá, fui com pouca vontade, mas gosto especialmente de estar com os meus sobrinhos e fui. Acabou por ter coisas boas e outras menos boas. O meu marido é uma pessoa que eu venero, mas tem coisas que me chateiam e muito, não posso dizer a minha opinião quando estou com algumas pessoas porque ele prefere que eu fique calada e isso sempre me chateou e agora mais que nunca, deixei de ter paciência para os comentários dele e as investidas para que me cale de maneira que ninguém perceba, estou farta. Eu tenho muitos defeitos, mas ele também tem e nestes momentos eu falo alto e ele irrita-se, hoje até ameacei que agarrava no carro e vinha-me embora, juro que se se voltar a repetir faço-o. Enfim, não é fácil ser casada tantos anos e aguentar sempre as atitudes que não gostamos do outro.

Sobre o velório e funeral da mãe, foi dificil, se por um lado vi algumas pessoas que gosto e não via há algum tempo, por outro foram momentos de muita dor. Ficámos na capela até ás cinco e pouco da manhã, sendo que tivemos sempre família connosco, dormimos um pouco e ás nove e meia da manhã já estávamos de  novo na capela. Choveu muito, trovejou, como se o céu estivesse zangado ....aliviou no cemitério, mas foi muito triste mesmo. Foram muitas pessoas acompanhar a mãe, teve muitas, muitas flores como ela gostava, enfim, se ela estava a ver tenho a certeza que gostou.

Vou ter muitas saudades da mãe, até das nossas birras. 

Agora só tenho dormido muito, os comprimidos da alergia também me ajudam nisso, mas por mim, nem me levantava da cama...

Amanhã ainda não trabalho, quero ir ao médico primeiro, quero estar verdadeiramente bem para o regresso ao trabalho. Estes dias não foram suficientes. Vamos ver.


O momento em que a funerária passa em frente á casa da mãe e pára uns minutos em homenagem ... 
com o meu carro em frente, mas em que chorei tanto que quase sufocava de dor, foram meses muito intensos e uma vida muito próximas. Minha querida mãe, que saudades já tenho....
Deus te dê o eterno descanso em Paz que bem mereces...

4 comentários:

  1. Já me fez deitar uma lágrima. Coragem para estes tempos.

    ResponderEliminar
  2. Sinto muito Marina... perder uma mãe é uma das maiores dores que se pode ter.
    Ela estará lá em cima a olhar por ti e pelos teus!

    Beijos e abraços.
    Sandra C.
    Bluestrass

    ResponderEliminar
  3. Lamento que esteja a sofrer tanto. Respeito a sua dor. Cada um sente o mesmo e ao mesmo tempo, é diferente. O meu momento também chegará e não sei, de todo, como poderá ser. Ainda mais se for a mãe a primeira a partir e fica um pai desolado e sozinho... Meu pai sempre gostou muito mais da minha mãe do que ela dele. E nós, mulheres, acho que sabemos melhor lidar com perdas do que eles. Muitos sentem-se perdidos... não sabem sobreviver em casa sem as mulheres que se encarregavam de lhes providenciar tanta coisa.

    Mas voltando a si, elogio-lhe a partilha que faz de suas emoções. Só lhe posso enviar boas energias para que o tempo a ajude a ultrapassar. É muito natural uma pessoa se chatear com aqueles que nos são mais próximos quando acontece uma perda assim. Tudo lhes irrita. Principalmente o que se vem a camuflar por anos. Se lhe contasse o que fizeram comigo... deixou-me em prandos e, pela primeira vez na vida, de tanto chorar acabei por desfalecer num sono. Levei com a frustração, dor e a incapacidade de outra pessoa em aceitar essa realidade.

    Tente não explodir mas fale TUDO o que precisar falar. Deviam existir formas de ajudar quem está a passar por um luto. Se calhar até existem... pesquise. Nós não nascemos ensinados e, lamento que tenhamos todos de passar por essas coisas sem ensinamentos.
    Julgo que os nossos antepassados sabiam lidar com a morte bem melhor que nós. Aceitavam. Encontravam conforto na religião e na crença de que, a alma estava em paz com o Senhor.
    Acredito que sim. A alma, o espírito, nunca esteve melhor! Quando se parte para o outro lado, acho que eu gostaria de me sentir feliz... dentro da minha tristeza. Talvez pensasse que não podia me sentir egoísta, a pensar na falta que a pessoa me faz e pensar no bem estar que sua alma alcançou. Vou tentar me treinar para isto. Mas nunca se sabe até se passar por ela.

    Acredito piamente - porque senti essa mensagem na minha mente durante a cremação de um familiar - que este me estava a dizer, com espanto "Mas porquê estão assim? (tristes). Não fiquem. Eu estou bem. Nunca estive melhor" depois senti que estava acompanhado de uma ou outra pessoa de quem sentia muita saudade e a felicidade era tremenda e também senti que dizia "já posso correr". Olhe, também partilhei muito e só vinha escrever três frases de apoio. Espero que meu texto a tenha ajudado. Se acreditar como eu acredito que a felicidade plena é atingida por quem Deus chama até si. Sofrimento só para nós que ficamos na terra... Abraço.

    ResponderEliminar
  4. A sério, estou mesmo muito triste.
    Só posso mesmo desejar muita força para estes meses que aí vêm...

    Cláudia - eutambemtenhoumblog

    ResponderEliminar

Obrigada pelo comentário😗