sexta-feira, 26 de janeiro de 2024

Sofrimento...

 Ir ao hospital ver a mãe no quarto onde esteve quase dois meses era mau, mas agora é muito pior, o serviço onde a mãe está SO1 é tão mau, que faz impressão, um corredor comprido cheio de camas com doentes, todos homens, duas salas á esquerda e direita com duas camas, mais á frente duas salas uma á esquerda e outra á direita cada qual com seis camas, na da mãe hoje eram só mulheres, camas do 71 ao 76, a mãe hoje era o 72, quero acreditar que é a ordem a seguir para ir  para um quarto logo que vague uma cama nos pisos de internamento. As camas estão separadas por meio metro mais ou menos, tudo velhotas, ou a oxigénio ou baralhadas da cabecita. Ontem não gostei de ver a mãe, assim que cheguei pediu-me água estava aflita com sede, afinal estava quase desidratada, perguntei aos enfermeiros, disseram que ela tinha acabado de chegar. Que enfermeiros arrogantes. Mas hoje a enfermeira era uma moça querida, simpática que me disse que tinha visto as feridas da mãe, que ela estava a oxigénio e soro e outros tratamentos, perguntou-me porque a mãe tinha sido operada e quando, estranhei e perguntei se não tinham acesso ao sistema, riu-se e não percebi, expliquei-lhe tudo. Ela acalmou-me e explicou-me que amanhã devo telefonar e pedir informações médicas da mãe, que ainda ninguém me tinha dito para o fazer. Mãe tinha melhor carinha, queixou-se com dores no rabinho, perguntou-me se eu lá ficava, não quis comer, mas a auxiliar veio com muita calma e disse-lhe que ela tinha que comer pelo menos a fruta, ela comeu, mas disse que talvez vomitasse. 

Quando vim embora desejei a todas as melhoras e todas me disseram adeus. 

Telefonei esta tarde e pedi para informarem a Dr. Margarida Brilhante que a mãe estava internada, não sei porquê mas acho que ela a iria ver.

Tenho fé, esta que não me larga, que me faz andar para a frente "agente vai continuar, enquanto houver estrada para andar" como diz o Jorge Palma, mas ando triste, tenho saudades da Marina que eu era, talvez um dia o volte a ser, mas por agora ela não está...

Entretanto em casa já temos uma cama articulada que a mãe da minha cunhada nos  emprestou, uma cadeirinha de rodas e o cadeirão que foi também do meu pai. Tudo preparado para o regresso da mãe. 

Nunca pensei mudar uma fralda á minha mãe, pôr lhe creme e dar-lhe banho, mas até isso já sou capaz. Só não consigo levantá-la sozinha

Bom vou deitar, que nestes dias durmo cedo tal o cansaço psicológico, voltei ontem á minha cama, não sei por quantos dias, as férias chegaram a meio, depois... depois logo se vê.

Obrigada a todos os que estão comigo e com a mãe, de coração


Que seja o melhor para a mãe...

Acho que  hoje me dei conta que a minha mãe tinha os olhos acinzentados...

2 comentários:

  1. Ohh marina 😪😪,as melhoras, se forte tu és capaz, tudo vai correr bem tens que ter fé 🙏🙏🙏.bjs grande se for preciso alguma coisa estou no 14😘

    ResponderEliminar

Obrigada pelo comentário😗