sexta-feira, 10 de julho de 2020

Coisas que aprendi...

Vou falar-vos de um sitio que segundo o meu marido já lá tínhamos passado, mas eu nem me lembro, mas que fiz questão de ir conhecer desta vez, SÃO BENTO DA PORTA ABERTA, bem pertinho do Gerês.

SÃO BENTO DA PORTA ABERTA é um Santuário católico português, que fica em Rio Caldo nas Terras de Bouro, era apenas uma pequena ermida desde cerca de 1600, mas em 1880 começou-se a construir o Santuário que hoje é .E fiquei muito espantada por saber que é o segundo maior Santuário Português, logo a seguir a Fátima, não fazia a mínima ideia. A ermida era dedicada a São Bento, mas por estar sempre aberta, albergando sempre e a qualquer hora todos os viajantes que por ali passavam, começou a chamar-se assim. São Bento é o Padroeiro da Europa e Patriarca dos monges do ocidente. Nasceu em Itália, o meu pais de eleição, em 480, numa família de nobres cristãos, mas rapidamente abdicou da vida de privilégios para se dedicar á reflexão religiosa, tendo estado  incluse  três anos numa gruta, no Monte Subiatico. Apesar de ter vivido em cativeiro sempre aconselhou os jovens dedicados ao monastério, a viver em comunidade,  tendo transformado a forma como viviam a vida monástica a chamada "Regra de São Bento". Esta regra de São Bento, continha os ensinamentos e os preceitos que formassem cada jovem cristão conforme a pratica dos Mandamentos e Ensinamentos de Jesus. Foi o fundador da Ordem Beneditina, que se rege pela máxima "Reza e trabalha" (Ora et labora)
Há um episodio que conta que um dos seus mais notáveis discípulos, de nome Florêncio, lhe ofereceu certa vez um pão envenenado, são Bento chamou então um corvo e pediu-lhe que levasse para longe e ninguém encontrasse esse pão envenenado e é por isso que há quase sempre um corvo perto da sua imagem. Outro episodio conta  que um abade de um mosteiro vizinho faleceu e os monges procuraram S. Bento para ocupar o seu lugar, alguns monges não concordaram com essa escolha e puseram veneno na taça de vinho que ele iria beber na cerimónia, este antes de beber fez o sinal da cruz e a taça de vinho partiu-se saindo dela uma serpente. Diz-se que foi várias vezes tentado por vários demónios e defendeu-se sempre fazendo o sinal da cruz e rezando a poderosa oração que está inscrita na sua medalha. São Bento é considerado um dos santos protectores mais poderosos a quem podemos recorrer para nos proteger do mal e nos defender dos inimigos.
A minha medalhinha!

Numa das faces da medalha está desenhada uma cruz, ao lado da qual estão gravadas as letras CSPB, as quais significam "Cruz Sancti Patris Benedicti" (Cruz do Santo Pai Bento).
Nas hastes da Cruz estão inscritas outras letras com um significado profundo:
- na vertical lê-se CSSML - Crux Sacra Sit Mihi Lux - "A cruz sagrada seja minha luz".
- na horizontal lê-se NDSMD - Non Draco Sit Mihi Dux - "Não seja o dragão meu guia". 
Estas são as duas primeiras linhas da famosa e muito poderosa oração de proteção de São Bento:

A Cruz Sagrada seja a minha luz,
não seja o dragão meu guia.
Retira-te, satanás!
Nunca me aconselhes coisas vãs.
É mau o que tu me ofereces, bebe tu mesmo o teu veneno!

Ámen, ámen, ámen.

A bênção de Deus Todo Poderoso,
Pai, Filho e Espírito Santo,
desça sobre nós e permaneça para sempre.
Ámen.

       

E pronto tinha muito mais para vos mostrar mas depois sou chata....
Fiquem bem!!!!

2 comentários:

  1. Local lindo. Nós já fomos aí e adoramos. Local lindo a visitar, com belas paisagens e uma óptima praia fluvial.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Tenho ideia que já aí fui, por causa de algumas fotos, mas não tenho a certeza..

    Beijocas

    ResponderEliminar

Obrigada pelo comentário😗