Faz hoje 73 anos que as Tropas Soviéticas chegaram aos campos de concentração de Auschwitz libertando os judeus que restavam depois de cerca de 5 anos de tortura, fome e um milhão e meio de mortes.
Ao longo da minha vida tenho vindo a ler e saber mais sobre o que se passou naqueles campos de concentração, não sabemos tudo ou pouco sabemos das atrocidades que se lá passaram, a minha indignação cada ano que passa é maior, é importante que nunca o esqueçamos, para que não deixemos que se volte a repetir.
Tenho-me perguntado se gostaria de visitar Auschwitz, houve uma altura em que nunca o faria, hoje em dia, sinto-me curiosa, acho que lá devíamos ir manifestar o nosso respeito a todos os que lá padeceram. Talvez um dia...
Marina, este é um assunto, Auschwitz , pelo qual tenho um enorme respeito, fico sempre muito inquieta quando vejo algum documentário, reportagem, filme, sobre Auschwitz, não é algo que se consiga ver e depois se consiga dormir descansado. Só por isso é que digo que mesmo que me fosse permitido visitar, não o conseguiria fazer já, ainda não estou preparada para enfrentar, pisar, um local onde tantos seres humanos foram massacrado de forma bárbara, desumana.
ResponderEliminar...
Bom fim-de-semana, Marina.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderEliminarLembrar para não esquecer, é bom , porque simplesmente "lembrar" é doloroso ! :(
ResponderEliminarCertamente o "tempo" mais infeliz do séc. XX !!! ... que não é bom lembrar. :(
Lembrar, para nunca esquecer, o papel de Aristides de Sousa Mendes ! ... Um Homem notável de uma coragem a toda a prova,que tantas centenas de vidas salvou, que, creio, muitos desconhecerão. :(
Obrigado por teres lembrado não esquecer !!!
Beijinhos e Bom Domingo.