domingo, 29 de outubro de 2017

E hoje...

Foi dia de estar com a mãe, fui com ela ao café com o seu grupo de amigas, tomámos café, rimos, conversámos. Quase todas têm próteses nos joelhos,quase todas foram mulheres de trabalho árduo no campo, desde o nascer do sol até ao pôr do mesmo. Hoje quando falo em trabalho de campo há pessoas, mais jovens que eu, que me perguntam, mas campo a fazer o quê? regar tomatais, em que corriam de lés a lés pelos tomatais, depois apanhá-los, primeiro os verdes para salada e depois os maduros para fábricas. Cavavam, apanhavam ervas, apanhavam fruta e esses eram dos trabalhos mais leves, azeitonas. Enfim estar com elas é ouvir histórias desses tempos, em que agora as fazem rir e achar que foram os melhores tempos delas.
Aqui a minha mãe e a irmã, viúva,  que foi mais praticamente a mãe dela, a mãe da minha mãe morreu tinha ela dois anos e a minha tia Maria da Conceição tinha quinze anos, era a mais velha de cinco filhos...Tem agora 86 anos e a mãe 73 uma vida muito difícil, elas contam-me tantas histórias que ás vezes me parecem impossíveis, mas que sei serem de todo verdade.

A D. Laurinda, 86 anos de boa disposição, viúva, sem dúvida a mais bem disposta!
Tem uma prótese do joelho
 A D. Maria, 83 anos próteses nos dois joelhos, anda encostada a uma carro de rodas... 
 A Rosa, 68 anos, viúva, trabalhou nos últimos anos com a minha mãe e, limpezas de fábricas e armazéns
 A D. Estrudes (ou Gertrudes não sei bem) casada, 67 muito amiga da minha mãe, fizeram grandes caminhadas juntas, até a minha mãe não poder mais...
 A D. Rita vizinha do lado da minha mãe, viúva, 86 anos,  está num centro de dia, vem dormir a casa à noite, viveu toda a vida em Lisboa, na velhice o marido comprou a casa ao lado dos meus pais, ele morreu há dois anos...
 Aqui todas com a D. Alice, a Senhora do café lá do lugar...dão-se todas muito bem, ainda faltam 
duas ou três habituais...
 E aqui vão elas a caminho de casa, depois de um cafézinho animado, o melhor do dia delas...


Muitas histórias cada uma tem para contar!!!
Hoje foi dia de estar com elas...

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pelo comentário😗