sexta-feira, 6 de janeiro de 2017

Engasgamentos...

Nos últimos tempos, por diversas vezes me deparei com pessoas perto de mim em situação de engasgamento. São situações difíceis, claro que especialmente para quem passa pela situação e entra em pânico com a impossibilidade de respirar.
O primeiro foi há já muitos anos o meu pai com sopa e um pequeno osso que ficou na garganta e o impedia de respirar, não ia para baixo nem para cima, nós em casa sem saber o que fazer, até que ele nos fez sinal para algo de beber e o meu irmão lhe deu gasosa a beber e ele bebeu e arrotou, saindo-lhe o osso. Depois uma colega do antigo trabalho a tomar um Ben-u-ron, ficou em pânico e um colega meu ficou sem nada fazer, eu tomei a iniciativa de fazer a "manobra de Heimlich" e o comprimido saiu a toda a velocidade. Há poucos dias a minha amiga Maria a comer arroz de polvo e a falar ao mesmo tempo, foi um bago para o sitio errado, ela entrou em "quase" pânico e eu queria bater-lhe nas costas e no peito, mas com receio das "margaridas" (maminhas) dela, que já tiveram a sua dose, só lhe batia nas costas, era arroz e água pelo nariz e a nossa aflição era total, até que lá ficou melhor, um grande susto. Ontem o meu marido quando eu cheguei a casa diz-me que eu estive prestes
a ficar viúva, parece que a conversar, tal era o entusiasmo, claro sobre bicicletas, se engasgou e pensou que ia morrer...mas conseguiu por gestos fazer sinal a um colega que lhe fizesse a dita manobra, que rápidamente o fez...devo agradecer ao Sr. Bruno o facto de não estar viuvá a esta hora.
À tarde em casa diz que até as pernas lhe tremiam e não se sentia muito bem, foi para a rua, para não estar só em casa, não fosse dar-lhe algo e ninguém dar por isso...o homem estava mesmo aflito. Diz que jamais se esquecerá...
Portanto meus amigos aprendam todos esta manobra, nunca se sabe quando alguém ao pé de nós precisa da nossa ajuda, a situação é aflitiva.

 

Esta manobra é um procedimento que simula o mecanismo da tosse que é por sua vez o mais eficaz para desobstruir a via aérea.
No entanto a técnica de bater cinco vezes fortemente nas costas entre os omoplatas até à desobstrução também é eficaz. Caso contrário chamem o 112.

Resultado de imagem para engasgamento


Leiam e divulguem lá em casa...
Esta ideia da viuvez assustou-me...

2 comentários:

  1. È horrível e morre muita gente assim:( Outra dica é, se a pessoa estiver sozinha debruçar-se de frente numa cadeira até conseguir expelir! Foi exemplificado por um médico na TV.E segundo disse o médico,acontece mais quando se come e fala ao mesmo tempo!Eu era jovem e com amigas estava a comer um bolo daqueles que têm açucar muito fino por cima, estava na risada e de repente fiquei sem conseguir respirar,e ninguém se apercebia,nem sei como lá passou mas,lembro-me de ter ficado sem forças como o seu marido!!!Só depois se aperceberam do que me aconteceu.

    ResponderEliminar
  2. Olá Marina. Bons conselhos, sábios !
    É tão fácil salvar alguém de morrer por causa disso e no entanto, a maior parte das pessoas não sabe o que fazer ! :(
    Deveria ser obrigatório ter uns mini cursos de primeiros socorros !

    Beijinhos e Tudo de Bom ! :)

    ResponderEliminar

Obrigada pelo comentário😗