domingo, 18 de março de 2018

Ainda do papel...

E como gosto muito de papel, livros e cadernos, apareceu-me no facebook um workshop de encadernação de livros (ou cadernos) que eu fiquei com uma vontade louca de ir, era um pouco caro, mas a ninha vontade era tanto que me inscrevi, foi em Lisboa, na zona de Campo de Ourique. Ontem de manhã, oito horas o marido levou-me ao comboio, fui ate ao Oriente do Oriente fui de metro até ao rato e como ainda ficava um pouco distante a andar, fui de táxi. Só tive tempo de parar num café mesmo pertinho e estava na hora. Éramos 15 mais a Mestra e a sua filha que estava a ajudar, e as duas organizadoras da Associação Cabelos Brancos. Fomo-nos sentando e começamos a seguir os ensinamentos da Mestra Rosa da Costa, uma das ultimas encadernadoras tradicionais portuguesas. Esta profissão com muita pena minha e de muita gente está a desaparecer, não justifica o trabalho de recuperar livros, hoje em dia são poucas as pessoas que os recuperam. Mas é uma tarefa espectacular.
Algumas coisas eu já tinha aprendido na escola, há muitos anos, mas por exemplo cozer os cadernos uns aos outros não sabia. Começamos por fazer um opúsculo personalizado (uma caderno pequeno) e depois seguiu-se uma aprendizagem experimental mais aprofundada do processo global de encadernação de um livro. desmanchar, cortar e carcelar capas, preparar para a costura, colar o livro e colocar guardas, concluir o acabamento do livro e decorar com ouro.
Valeu tanto a pena. Foi um dia que passou extremamente rápido, tão bom!


















Haverá mais fotos logo que a Associação as envie!!!
Até logo!!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pelo comentário😗