sexta-feira, 27 de outubro de 2017

Centro de Saúde

Como sabem eu ando já há algum tempo a ser medicada para uma depressão, sintomas de ansiedade e por vezes pânico, claro que desde que a minha mãe anda pior eu também piorei, fui ao médico pedir uma consulta de recurso para pedir uns dias de baixa médica, para ter força para lidar comigo e ao mesmo tempo com a mãe. A minha medica estava de baixa médica também e fui a um médico de recurso, que era o meu antigo médico que me deu oito dias de baixa. Entretanto eu ando em consultas de psicologia no Centro de Saúde e a Psicóloga aconselhou-me a neste altura continuar de baixa, até porque mesmo que reduzisse o horário laboral, que era uma coisa que podia fazer, eu não ia aguentar.
Entretanto soube que a minha médica estava agora de férias até 24 de Outubro, fui lá, cheguei ao Centro ás 6.50 da manhã, tinha 19 pessoas à frente. Mas como a médica regressava, sempre achei que haviam muitas consultas, fiquei á espera. Quinze minutos depois já não havia vagas. Fiquei preocupada e fui perguntar o que podia fazer uma vez que era para renovar baixa. Não se preocupe porque tem cinco dias úteis para justificar na entidade patronal, ainda referi que não estava correcto ir para as vagas diárias, que não são urgências, para uma baixa. não podemos fazer nada, volte amanhã. Pedi o livro amarelo e reclamei por escrito.
Segundo dia, mais do mesmo três vagas da médica, dez minutos depois as pessoas que estavam á minha frente desde a madrugada ficaram com elas, todas as outras pessoas aceitaram  a comunicação"já não há vagas para a Dra Ana Sofia" e vieram embora, eu mais uma vez, aguardei pelo meu numero e perguntei nada se pose fazer, não venha amanhã. Pedi o livro amarelo e reclamei.
Terceiro dia, mais do mesmo quatro vagas, nada, pedi o livro de reclamações e pedi para falar com o Director do centro de Saúde. Ele não mostrou muita vontade em receber-me e no meio do corredor pergunta-me o que se passa, eu olho para ele e digo, mas o Sr vai atender-me aqui no meio do corredor? Ah é que eu estou no meio das minhas consultas, certo mas como director tem horário para atender utentes ou não?Tenho. Então informe as funcionárias do guichet e elas que transmitam essa informação e eu voltaria na hora indicada. Bom, a muito custo entrámos no seu gabinete, e em pé atrás da porta conto-lhe o que se passa e ele diz que nessa tarde vai ter uma reunião com todos os médicos e que me vai ligar a dizer alguma coisa, posso esperar? garantidamente vou ligar-lhe a dizer o que conseguimos resolver. Venho embora e voltei ontem de manhã, nada de consulta reclamo mas desta vez contra o Director. Peço para falar com ele que manda dizer que passou o caso à minha médica. Dirigo-me à porta dele e digo-lhe que só lhe queria transmitir a falta de respeito dele para com os utentes, diz-me que nunca ninguém lhe disse isso, pois mas garantiu que me ligava, certo? Mas passei o caso à Dta. mas não foi o que me disse, ninguém me avisou de nada, passei o dia á espera de um telefonema. A minha médica abre a porta e diz que a culpa é dela que não teve tempo de me ligar, mas venha falar comigo agora.
Vou, pede desculpa porque tem 1900 doentes e para fazer acompanhamento a outras doenças como doenças crónicas, não lhe restam muitas vagas diárias, mas que existe no balcão um papel para preenchimento a explicar à Dra o motivo da consulta para ela decidir a urgência ou não. Informo-a que no guichet as fulanas (que não têm outro nome) que lá estão não me informaram disso. Certo, a Dra. marcou consulta para hoje às 13.20 minutos, em metade da hora de almoço dela (?). Passo pelo guichet e diz-me a fulana, que eu nunca lhe dei tempo de me dar o tal impresso, desculpe então estive aqui sentada a escrever as três reclamações e não lhe dei tempo? A senhora pensa que está a falar com quem? Nem admito que me diga mais nada.
Sorte minha hoje as malvadas, que não fazem um "cu" que entram ás oito e ás nove vão meia hora para o café, vi eu, fizeram greve...não pude efectivar a consulta. Assim como o Director do Centro, também fez greve. Mas a minha médica atendeu-me porque não fez greve, conversámos durante uma hora. Passou-me baixa e medicamentos para levantar sem receita e terei de lá ir pedir receituário.
Disse-me que concordava com as minhas reclamações, mas que me pedia para tirar a queixa do Director, porque ele é incansável. Vou pensar no assunto.
Agora digam-me esta greve é porquê? o que querem outra vez os funcionários públicos? Ah progressão na carreira...e dinheiro para não fazerem nada. desculpem os que se possam sentir lesados por aquilo que digo, mas conheço muito poucos que valham a pena.


Certamente alguém ganha dinheiro com o facto de não haverem médicos nos Centros de Saúde, segundo a minha médica formaram-se há pouco tempo 300 médicos para Centros de saúde, Clínica geral, que ainda estão à espera de colocação...e o Director do Centro diz que há 5 anos que anda a pedir mais médicos...não entendo...
E os seguros cada vez mais em acção...

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pelo comentário😗