domingo, 25 de junho de 2017

"Sãozinha"

Percebi que muitas pessoas não conhecem a história da Sãozinha, vou tentar falar um pouco dela que aqui, especialmente no concelho de Alenquer é muito venerada como Santa, embora não o seja ainda, não sei se algum dia o será.
Maria da Conceição Ferrão de Pimentel o pai era de Gavião e a mãe de Alenquer. nasceu a 1 de Fevereiro de 1923 em Coimbra. Foi baptizada a 12 de Abril na Igreja patriarcal de Gavião onde ainda vivia a sua avó paterna. Sãozinha como por cá é conhecida, descendia tanto do lado materno como paterno de famílias de prestigio e ricas. Menina rica, filha única, uma aluna distinta, condecorada com muitas medalhas pelos seus triunfos escolares, cedo aprendeu a ler e escrever. Sempre se fez notar pela sua delicadeza, pudor e extrema religiosidade, especialmente a sua devoção a Jesus, Nossa Senhora e Santa Teresinha. Sãozinha era sempre muito preocupada em não ofender Jesus, uma das suas grandes tristezas era a do pai, que era um distinto médico, não praticar a religião, sendo que ela oferecia constantes orações e sacrifícios pela conversão de seu pai. Até que em certa altura oferece o maior sacrifício da sua vida pela conversão do pai, sendo que o Senhor o aceitou, depois de dois meses de doença muito grave, morre aos 17 anos de idade no hospital de S. Luis em Lisboa, a 6 de Junho de 1940. Sofrido de dor, seu pai na missa do 30º dia da sua morte, faz a sua 1ª comunhão na Igreja de S. Francisco em Alenquer, onde a sua filha também tinha feito a sua 1ª comunhão.
Logo a seguir à sua morte começam a propagar-se conversas do perfume de Sãozinha, sempre perto daqueles que a ela se dirigiam invocando graças. Tinha uma amiga que dizia que na campa dela cresciam rosas sem que alguém as tivesse lá colocado.
Para perpetuar a sua memória os pais criaram instituições de caridade, com donativos que começaram a ser doados. Especialmente a jovens cujas famílias as abandonaram, crianças necessitadas e velhinhos.
Sãozinha está sepultada num jazigo-capela no cemitério de Alenquer. O Instituto da Sãozinha está situado em Abrigada, onde está ainda a casa dela que pode ser visitada. O seu processo de beatificação ainda decorre.
Resultado de imagem para sãozinha de alenquer

Resultado de imagem para sãozinha de alenquer

Resultado de imagem para sãozinha de alenquer

4 comentários:

  1. Prezados Senhores(as),

    Falo de Santa Catarina. Solicito; gentilmente, o envio de um email especifico para futuro contato com este site.
    Desde já, agradeço a atenção.

    Obrigado, Fernando Tavares

    cadmet@bol.com.br

    ResponderEliminar
  2. Ela me tocou novamente o coração, embora a tenha ouvido mediunicamente a 40 anos atrás. Bem aventurado é o espírito que vem o nome do Senhor!

    ResponderEliminar
  3. em pequenina fui criada pela minha bisavó materna até aos 7anos idade em que a perdi. naquele tempo nao tinha fotografias mas minha bisavó tinha um quadro de santa saozinha.E eu perguntei inocente quem era aquela menina tão linda:e minha bisavó disse carinhosamente és tu .Eu fiquei durante muito tempo a olhar para a beleza do quadro e a pensar o quanto eu era linda.hoje sou casada tenho 35 anos 2 filhos cristã sou do NORTE mas o meu maior sonho é conhecer o túmulo e a casa de saozinha.Sinto um sentimento muito especial

    ResponderEliminar

Obrigada pelo comentário😗