quinta-feira, 1 de novembro de 2012



 
 
Hoje é dia de todos os santos, dia de celebrar todos os santos, conhecidos ou não. A Igreja católica celebra  hoje a  Festum omnium sanctrorum, seguido do dia dos fiéis defuntos a 2 de Novembro, mas como hoje é que é feriado todas as pessoas aproveitam hoje para visitar os entes queridos que já não se encontram entre nós. Paz ás suas almas! 
Por cá é tradição neste dia as crianças andarem de porta em porta e pedir "Pão por Deus", pedir bolinhos, frutos secos e rebuçados.
Diz-se que esta tradição remonta ás alturas do terramoto de Lisboa (dia 1 de Novembro de 1755), em que as pessoas ficaram sem nada e as crinças neste dia deslocaram-se de porta em porta a pedir bolinhos e frutas da época, que seria o que as pessoas tinham para dar, com o passar dos tempos, acresceram os rebuçados e outros doces.
Feliz Dia de Todos os Santos!!!
 
 
 
 
 

2 comentários:

  1. Quando era pequena também ia ao "Pão por Deus", lembro-me que a minha carteira na escola era a ultima da fila, e como a professora já tinha dado os trabalhos de casa, a saída da escola era ás 15 horas, para não perder tempo e poder ir ao Pão por Deus, fui fazendo os trabalhos de casa, mas um colega "bufo" disse à professora, como resultado da "queixinha passou-me 1o cópias de trabalhos, mas fui na mesma ao peditório,estive depois até ás tantas a fazer as cópias.Bom feriado.

    ResponderEliminar
  2. Aqui, apareceram só uns meninos...e traziam cada um deles um daqueles sacos enormes do Pingo Doce...tamanha a esperança!

    ResponderEliminar

Obrigada pelo comentário😗