terça-feira, 25 de setembro de 2012

SAÚDE EM PORTUGAL
 
A minha mãe tem osteoporose, num nivel bastante elevado (não sei se é assim que se diz), quase não tem cálcio nos ossos, e neste momento da vida dela, já não ganha cálcio, apenas deve tentar manter o pouco que tem. Assim sendo tem muita facilidade em partir ossos, e muita dificuldade em recuperar, em 2009 começou a ter muitas dores na coluna e a ficar muito torta. A médica de familia mandou-a fazer uma TAC, onde viu que efectivamente, a coluna vertebral dela estava em muito mau estado, com muitas vertebras partidas, segundo ela não havia nada a fazer, a não ser tomar a medicação para a osteoporose e não fazer nenhum tipo de esforços.
Não fiquei satisfeita com a resposta e levei a minha mãe a um médico particular, Dr. CarlosVara Luis, um dos melhores neurocirurgiões do pais, que muito honestamente nos disse que ele nada poderia fazer, a minha mãe estava com a coluna num estado terrivel, a solução seria substitui-la e isso ainda não é possivel fazer. Mas disse-nos conhecer um tratamento ainda em fase experimental no nosso pais  no Hospital de S.José, com uns colegas dele, escreveu-nos uma carta ao cuidado de um Médico e lá fui com a minha mãe. Onde fomos espetacularmente bem atendidas, e houve de imediato soluções.
Fizeram vários exames, e decidiram fazer uma (duas)vertebroplastia, ou seja encher o espaço que deveria ser de uma vertebra, com uma massa "cimento" de forma a endireitar um pouco a coluna.
A minha mãe melhorou consideravelmente, e durante quase tres anos foi andando sem dores.
Quando voltou á medica de familia esta nada sabia do assunto, mas ficou contente em saber e tudo escreveu no processo.
Agora três anos depois, a médica de familia, reformou-se do estado, mas dá consultas no particular.
A minha mãe ficou com médicos de recurso.
A semana passada, pensamos que se partiu outra vertebra, a energia da minha mãe, por vezes fá-la esquecer a sua fragilidade...
Lá voltou á médica de recurso, pediu uma TAC, nem pensar já sabemos o que tém...e nada há a fazer, mas queixou-se das dores insuportáveis, receitou-lhe comprimidos para as dores, sabendo que estes nada lhe iriam fazer, falou-lhe a minha mãe da consulta da dor em Santa Maria...Isso são fantasias das pessoas, as dores continuam e não vale a pena, até porque não a posso mandar para Santa Maria, o hospital que a Senhora pertence é Vila Franca de Xira. E convenceu a minha mãe que teria de viver com dores.
Quem não ficou convencida fui eu...
Sem exames, não poderia ir a lado nenhum...mais uma vez recorri a um pedido, tenho uma prima que é Radiologista, e que me tem ajudado em alturas dificeis, sempre pronta a ajudar fez uma pilha de radiografias á minha mãe. Passo seguinte ir a um médico particular outra vez, Dr. Vara Luis, mas pelo sim pelo não pensei em telefonar para S. José e pedir para falar com o médico, Dr. João Reis neurorradiologista, na esperança que ele me atendesse...
Para minha surpresa o médico não só me atendeu, como se prontificou a receber de imediato a minha mãe antes das consultas já marcadas, antes de iniciar o seu trabalho.
Lá fomos hoje, viu as radiografias, seria muito melhor uma TAC, mas se médica não quis ...
Efectivamente a mãe partiu outra vértebra...mas vamos fazer outro procedimento, outra vertebroplastia, mas esta semana não será possivel, tem a agenda cheia, ficou com o meu telefone para me ligar a marcar. Mal cheguei a casa já tinha a Srª do serviço a marcar dia 2 de Outubro, em jejum ás oito e meia em S. José.
Vou ficar sem dores, Senhor Doutor, perguntou a minha mãe.
De certeza, vai melhorar a sua vida D. Esmeralda.
 
Agora digam-me, médicos dos centros de saúde para que servem?
Ajudam-nos?
E nós é que lhes pagamos os salários.
A Sorte de todos nós é que há pessoas fantásticas, como o Dr.Vara Luis e especialmente o Doutor João Reis da equipa de neurorradiologia do Hospital de S. José.
A todos eles e á sua equipe um Bem Haja!
 
 
 

11 comentários:

  1. :( é tão triste perceber que não se importam.

    ResponderEliminar
  2. Infelizmente temos um SNS com puco repeito, tanto pelos utentes como para com os próprios profissionais... E a nós cada vez nos chamam mais de lixo!!
    Mas somos meros números...

    Não querendo desculpar os clínicos gerais do cs, a realidade é que eles próprios vêm-se muitas vezes barrados a fazer muitos exames auxiliares de diagnóstico.. No entanto existem ainda muitos profissionais de saúde que não têm nem perfil nem paixao pelo que fazem.. Que se acham suprasumos e que não querem investir neles e em todos nós...

    Apesar de não quere generalizar, a realidade é que são eles que lucram e ainda é por eles que se nutre muito respeito, mesmo quando não têm o papel determinante...

    Mas há profissionais preocupados, que lutam pelo seu crescimento pessoal e profissional e é a esses que remis de agradecer...


    espero qe corra tudo bem e que no mínimo alivie e proporcione um maior conforto!!

    Beijos grandes

    ResponderEliminar
  3. Infelizmente um problema lombar de já alguns anos, 3 hernias, 1 recidiva e duas cirurgias levou-me hoje, tb a conhecer o Dr. João Reis........
    Felizmente ainda existem médicos assim, fantasticos! Com uma gd disponibilidade para com os pacientes, um tratamento (inovador?) pelo menos eu desconhecia totalmente, eficaz? tenho a certeza que sim. Não poderia deixar de colocar tb aqui o meu OBRIGADA, obrigada por já me sentir (6 horas depois) bem melhor e principalmente com a certeza que vou voltar a ter uma vida normal......OBRIGADA!

    ResponderEliminar
  4. Boa noite. Cheguei à sua página enquanto procurava o contacto do Dr. Vara Luís. Infelizmente a minha irmã (com 25 anos) tem vários problemas ao nível da coluna e também lhe disseram para se conformar por enquanto... Tal como a Marina, não nos conformamos e gostávamos que tivesse um melhor acompanhamento. Nesse sentido, gostava de lhe pedir se seria possível enviar-me o contacto do Dr. Vargas Luiz, pois através do número que temos não conseguimos contactá-lo. Obrigada.
    Fez muito bem em não desistir e que bom que tenha encontrado pelo caminho médicos atenciosos e profissionais :)

    ResponderEliminar
  5. Já sofri várias intervenções á coluna, (6) que foram efectuadas pelo DR.VARA LUIS, todas com sucesso. Um bem Haja a todos estes seres humanos que tratam de nós.

    ResponderEliminar
  6. Já sofri várias intervenções á coluna, (6) que foram efectuadas pelo DR.VARA LUIS, todas com sucesso. Um bem Haja a todos estes seres humanos que tratam de nós.

    ResponderEliminar
  7. Costuma-se dizer que a esperança é a última a morrer, não nos podemos encostar á espera que a dor passe, (é deveras doloroso) fui operada já pelo Dr. Vara Luis 5 vezes, todas elas com sucesso, foi com ele que recuperei parte da minha estabilidade, já fiz tambem com a equipa do DR. João Reis...foi com a Dra Isabel Fragata, neurorradiologia de intervenção. Ainda bem que há bons seres humanos. Um Bem haja a todos.

    ResponderEliminar
  8. Por favor seria possivel enviar-me o contacto do Dr. Vara Luis, preciso muito de uma consulta com ele, mas na net não consigo encontrar o numero. Obrigada.

    ResponderEliminar
  9. O Dr. João Reis é uma excelente pessoa e um grande médico. A equipa que lidera é excelente! Eu costumo dizer que o hospital de S. José é o meu melhor amigo. A minha mãe tem 86 anos e quando o centro de saúde não está à altura, o hospital responde sempre.

    ResponderEliminar
  10. Adoro o Dr. João Reis. Já salvou a minha mãe 3 vezes. Ele é o meu anjo da guarda. Ele e a equipa dele são do melhor que o País tem.

    ResponderEliminar
  11. Agradeço de coração a cada um de vocês pelos depoimentos. Estive ontem no hospital São José e fui recebida pelo Dr. João Reis que, muito prontamente, verificou os meus exames e me disse que, dentro dos próximo 30 dias deve entrar em contacto para agendarmos um procedimento para a embolização de uma fístula cerebral. Fiquei bastante apreensiva, porém, o depoimento de cada um me tranquilizou o coração. Bem haja a todos.

    ResponderEliminar

Obrigada pelo comentário😗