domingo, 15 de setembro de 2019

MÊS DE SETEMBRO

Setembro Amarelo, já ouviram falar?

Pois no inicio do mês já tinha lido várias coisas sobre o assunto, é um assunto que de há um tempo para cá me diz muito, desde que passei por uma depressão e ainda não estar curada, duvido que alguma vez esteja, passei a sentir os problemas mentais de outra maneira.
A cor amarela ficou porque um jovem de 17 anos, se suicidou no seu carro amarelo, a família começou esta partilha de fitas amarelas entre família e amigos, para chamar a atenção para este problema, para que as pessoas sintam que não estão sozinhas.
Esta minha partilha vem do blog "" O MEU REINO DA NOITE", sitio por onde me costumo perder em leituras, partilho aqui mesmo o texto em que me revejo na integra:

Num sentido mais prático, pois muita gente me faz a pergunta: mas o que é que eu posso fazer?
  • Trate os outros como gostaria de ser tratado -  eu acho este lema super-hiper-mega importante pois se vocês estão na dúvida de como proceder, pensem neste lema.
  • Ouvir - coisa muito básica como e simplesmente ouvir, acho que qualquer pessoa gosta que mostrem que as estão a ouvir e a prestar atenção ao que estão a dizer, por isso uma pessoa com depressão e/ou ideação suicida, precisa bem mais.
  • Empatia - além de ouvir, é muito importante haja empatia da nossa parte; tentar entender e se colocar no lugar da outra pessoa, naquele momento de sofrimento.
  • Não menospreze - nunca mas nunca menospreze a dor da outra pessoa, independentemente de qual seja o problema.
  • Estar presente - pessoas depressivas tendem a pensar que estão sozinhas no mundo e que não são amados ou queridos portanto precisam de um pouco mais de atenção nesse sentido.
  • Ajuda profissional - é importante incentivar que procurem ajuda profissional, seja por iniciativa própria ou até em alguns casos que marque uma consulta por eles, reforçando que pedir ajuda não é uma derrota mas sim coragem.
Estou aqui para o que precisarem, gostava que muitas pessoas mais perto de mim, ditas amigas, se mostrassem mais receptivas a ouvirem...e não a questionarem "mas que problemas tens?" Dói.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pelo comentário😗