sábado, 27 de janeiro de 2018

27 de Janeiro de 1945

Faz hoje 73 anos que as Tropas Soviéticas chegaram aos campos de concentração de Auschwitz libertando os judeus que restavam depois de cerca de 5 anos de tortura, fome e um milhão e meio de mortes.
Ao longo da minha vida tenho vindo a ler e saber mais sobre o que se passou naqueles campos de concentração, não sabemos tudo ou pouco sabemos das atrocidades que se lá passaram, a minha indignação cada ano que passa é maior, é importante que nunca o esqueçamos, para que não deixemos que se volte a repetir.
Tenho-me perguntado se gostaria de visitar Auschwitz, houve uma altura em que nunca o faria, hoje em dia, sinto-me curiosa, acho que lá devíamos ir manifestar o nosso respeito a todos os que lá padeceram. Talvez um dia...

Resultado de imagem para auschwitz

3 comentários:

  1. Marina, este é um assunto, Auschwitz , pelo qual tenho um enorme respeito, fico sempre muito inquieta quando vejo algum documentário, reportagem, filme, sobre Auschwitz, não é algo que se consiga ver e depois se consiga dormir descansado. Só por isso é que digo que mesmo que me fosse permitido visitar, não o conseguiria fazer já, ainda não estou preparada para enfrentar, pisar, um local onde tantos seres humanos foram massacrado de forma bárbara, desumana.
    ...
    Bom fim-de-semana, Marina.

    ResponderEliminar
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  3. Lembrar para não esquecer, é bom , porque simplesmente "lembrar" é doloroso ! :(
    Certamente o "tempo" mais infeliz do séc. XX !!! ... que não é bom lembrar. :(

    Lembrar, para nunca esquecer, o papel de Aristides de Sousa Mendes ! ... Um Homem notável de uma coragem a toda a prova,que tantas centenas de vidas salvou, que, creio, muitos desconhecerão. :(
    Obrigado por teres lembrado não esquecer !!!

    Beijinhos e Bom Domingo.

    ResponderEliminar

Obrigada pelo comentário😗