quinta-feira, 2 de março de 2017

É por isso...

que eu adoro o meu blog e todos os que me seguem por gostarem de mim, mesmo estando em baixo, num período difícil, mesmo sem saber porquê, que me apoiam, me escrevem palavras de conforto, me puxam para cima quando sentem que estou a cair...isso não tem preço. Obrigada!
Efectivamente há fases em que nos sentimos a última bolacha do pacote toda escangalhada e outras em que nos sentimos a última bolacha de um pacote único que todos ficam tristes por acabar, eu estou na primeira fase, a escangalhada. Hoje foi outro dia estúpido, trabalhar como se fosse um robot, sem emoção, sem paixão. Vou com calma, à espera que passe a angustia, venha o sol para me animar.
Mas entretanto a minha amiga Maria Oliveira mandou-me uma mensagem do Papa Francisco sobre a depressão e a falta de vontade de viver, e conta a história de Jó, que passou por uma "desolação espiritual" e havia perdido tudo:
"A "desolação espiritual" é uma coisa que acontece com todos nós: pode ser mais forte ou mais fraca...mas é uma condição da alma obscura, sem esperança, desconfiada, sem vontade de viver, que não vê a luz ao fim do túnel, que tem agitação no coração e nas ideias" "Acontece com todos nós e temos de compreender o que se passa no nosso coração, aconselhou" "É preciso rezar, é uma oração de bater na porta, mas com força!" " Assim devemos rezar nos piores momentos, nos momentos mais escuros, mais desolados, mais esmagados, que nos esmagam mesmo. Isto é rezar com autenticidade. E também desabafar como desabafou Jó com os filhos. Como um filho" "Diante de uma pessoa que sofre, as palavras podem ferir. O que conta é estar perto, fazer sentir a proximidade, mas não fazer discursos" Entre as coisas que o Papa nos aconselhou a fazer foi "ter a graça de saber acolher as pessoas que passam por momentos difíceis de tristeza e de desolação espiritual"
Gostei muito de ler e também de todos os vossos comentários que me apoiaram, agora resta-me talvez rezar? Acham que ajuda? 

Resultado de imagem para papa francisco

Obrigada!

2 comentários:

  1. Eu acho que estás só cansada, vendo bem o teu ultimo ano não foi fácil e convenhamos que o teu trabalho também não mata mas moi …

    Um beijinho

    Maggie

    ResponderEliminar
  2. Leia a entrevista que o psicanalista António Coimbra Matos deu ao Expresso on line sobre a depressão, pode ser que a ajude.As melhoras

    ResponderEliminar

Obrigada pelo comentário😗