quarta-feira, 18 de março de 2015

Novidades médicas,,,

Quando o médico olhou para o computador e viu a ressonância magnética que fiz ao joelho, disse, isto está muito mau...sim? perguntei, respondeu que vamos ter de fazer uma ARTROSCOPIA, temos de ver dentro do seu joelho...porque tem uma ruptura do menisco.
Então se me põe melhor, vamos a ela.
Certo, primeiro consulta das vertigens, depois dia 6 de Abril vamos marcar a dita, em nova consulta para ver se as vertigens estão melhores, a seguir dez dias de canadianas...
Esqueci-me de dizer ao médico que vivo num 4º andar...

RUPTURA DO MENISCO
A ruptura do menisco é uma das lesões mais comuns do joelho. Qualquer actividade que provoque a torção ou a rotação violenta do joelho, especialmente quando se coloca a pressão do peso do corpo sobre este, pode levar a uma ruptura do menisco.
Cada joelho tem dois meniscos — estruturas de cartilagem em forma de C que funcionam como um amortecedor entre a tíbia e fémur. O menisco rasgado provoca inchaço, dor e rigidez. Poderá ter a sensação de que o joelho está instável, como se fosse sucumbir.
Fazer um tratamento conservador — como por exemplo, repouso, gelo e medicação — é por vezes o suficiente para aliviar a dor provocada pela ruptura do menisco e dar tempo para que este se cure por si mesmo. Contudo, noutros casos, a ruptura do menisco requer uma reparação cirúrgica do mesmo.

ARTROSCOPIA
A artroscopia é uma técnica minimamente invasiva que permite aceder a uma articulação através de pequenas incisões na pele. Numa dessas incisões, ou portas, é inserido um artroscópio, instrumento que possui na sua extremidade uma câmara de vídeo que transmite imagens ampliadas e de elevada definição para um monitor presente na sala onde a intervenção é realizada.
 artroscopia é muito usada em intervenções ao nível da articulação do joelho, em estruturas como os meniscos, os ligamentos e as superfícies ósseas articulares. Também é usada em intervenções nas articulações da anca, do calcanhar, do ombro e do cotovelo.
Comparativamente à abordagem aberta, a cirurgia artroscópica tem benefícios substanciais para os doentes, entre os quais uma recuperação mais rápida e menos dor pós-operatória, devido à dimensão reduzida das incisões.

3 comentários:

Obrigada pelo comentário😗