quarta-feira, 26 de junho de 2013

Beatrice Potter
Quando estreou em portugal, não sei se 2006 ou 2008, quis muito ir ver o filme "O mundo encantado de Beatrix Potter", mas por esta ou aquela razão acabei por não ir. Dois dias antes de ir para Londres ao fazer zapping pela tv paro no canal Hollywood e eis que estava a começar o filme, vi e adorei a história. para quem não sabe,  Beatrix Potter foi o fenómeno literário do inicio do sec. XX. Numa época em que a maioria das jovens da sua classe social aspiravam a um bom casamento, Beatrix tornou-se uma figura icónica, remando calmamente, mas com grande força de vontade, contra a maré. Ela criou uma série de livros e personagens tão amadas hoje em dia como o foram cem anos atrás, e que, desde a sua primeira edição, nunca deixaram de ser publicados. Ela foi também uma pintora premiada e - caso fosse homem - as suas ilustrações de botânica teriam certamente sido utilizadas pela Real Sociedade de Horticultura de Kew Gardens. Mais ainda, aquando da sua morte em 1934, Beatrix Potter tinha adquirido várias parcelas de Lake District que deixou ao então recém criado fundo de preservação Britânico, o National Trust. Que tanto desta gloriosa paisagem campestre que a inspirou se mantenha, tal como era nos dias de Beatrix Potter, para desfrute de todos nós, acaba por ser uma dádiva à nação. Esta é a sua história...mas o filme retrata também  a sua história de amor com o seu editor, e os problemas que passou com os pais por causa deste amor.
Adorei o filme, fascinou-me mesmo, as ilustrações, as histórias e a sua vida em geral.
No último dia da nossa estadia em Londres fomos a Nothing Hill, ao mercado de Portobello, que é uma feira de antiguidades, um mercado, uma espécie de feira da Ladra, e qual não é o meu espanto que encontro à venda estas reliquias...que me parecem uma primeira edição...


Custaram 1£ cada um, será que são uma primeira edição e valem dinheiro?
Será que o filme foi um sinal?
Alguém conhece avaliadores de livros?

Poster de «O Mundo Encantado de Beeatrix Potter»

6 comentários:

  1. Querida só o farto de visitar seu blog é motivo de alegria para mim,
    pois aqui fico de coração alegre imaginando sua felicidade.
    E maravilhoso saber da alegria de viver da pessoas me sinto abraçado por você.Uma linda tarde beijos,Evanir.

    ResponderEliminar
  2. Acreditas que tenho o filme e que ainda não o vi? Pois agora tenho mesmo de o ver!

    Beijo doce xxx

    ResponderEliminar
  3. Tenho uns livrinhos parecidos que encontrei na Fnac (um deles penso que estará escrito em "egipcio" e comprei-o pelos desenhos). Achei o filme triste, e adoro os desenhos.

    ResponderEliminar
  4. Para dizer a verdade nem conhecia o filme :/

    ResponderEliminar

Obrigada pelo comentário😗